domingo, 3 de agosto de 2014

AULA PROGRAMADA - 9° ANO

AULA PROGRAMADA REFERENTE AO DIA 05/08 

O que é um Texto informativo
Texto informativo é uma produção textual com informação sobre um determinado assunto, que tem como objetivo esclarecer uma pessoa ou conjunto de pessoas sobre essa matéria.
Normalmente em prosa, o texto informativo elucida e esclarece o leitor sobre o tema em questão. Podem existir textos informativos sobre animais, com características e informações sobre os animais ou sobre doenças como a dengue. Um texto informativo sobre a dengue, por exemplo, provavelmente disponibilizará informação sobre os sintomas, tratamento e formas de prevenção. Neste último caso, estamos perante um texto informativo científico, com informações autenticadas de acordo com a ciência.
Os textos informativos podem ser jornalísticos ou técnicos, sendo que os textos informativos técnicos são manuais de instrução ou bulas de remédios, por exemplo.
A nível estrutural, muitos textos informativos são compostos por uma breve introdução, desenvolvimento e conclusão. A linguagem utilizada em um texto informativo de ser clara, direta e objetiva, e devem ser mencionados conceitos concretos e reais, juntamente com a referência de fontes e exemplos. Normalmente, os textos informativos não têm figuras de linguagem que podem remeter a difícil interpretação, como metáforas e paradoxos.
O jornalismo é responsável pela criação de vários textos informativos, em notícias, revistas, jornais, entrevistas, etc. Também são considerados informativos os textos que fazem parte de artigos científicos.
Concluindo, este texto é um texto informativo sobre o que é um texto informativo.



AULA PROGRAMADA REFERENTE AO DIA 29/07
1. Observe os elementos que 1ª e no 2° quadrinhos estabelecem a situação comunicativa. Tomando como base apenas esses dois quadrinhos e considerando quem são os interlocutores, o diálogo e a expressão facial e corporal das personagens, responda:
a. Qual é aparentemente, a intenção do gato ao dizer ao rato "Não adianta fugir! Você está encurralado!”?


b. Pela resposta e pelo comportamento do rato, o que ele parece estar sentindo?

2. Somente quando lemos o 3° quadrinho passamos a ter conhecimento de uma informação nova sobre a situação comunicativa, a qual atribui sentidos diferentes ao diálogo entre gato e rato.
a. Qual é essa informação?

b. Essa informação contraria a expectativa do leitor em relação às intenções do gato? Justifique sua resposta.

c. Considerando que o texto é uma história em quadrinhos, levante hipóteses: Por que Gonsales só revela essa informação no último quadrinho? Explique.



3 comentários: