TEXTO PUBLICITÁRIO
É possível que, depois de ler a
propaganda de São Paulo, o leitor fique com vontade de conhecer a cidade. Essa
é a intenção do texto publicitário: despertar um desejo.
No texto, o objetivo principal é de
convencer turistas a conhecer a cidade de São Paulo, apresentando tudo o que
ela tem de bom, como: gastronomia, pontos turísticos culturais e de lazer. A
mensagem publicitária é formada por imagens, palavras ou sons, de acordo com sua
intenção e também quanto ao meio de comunicação em que será transmitida.
Você já deve ter ouvido que “uma
imagem vale mais que mil palavras”. E no texto publicitário isso é fato. A
ilustração é um estímulo forte para despertar a emoção, os desejos e os
interesses que estimulam a imaginação nas pessoas e podem influenciar suas
ações.
Recursos utilizados nos textos
publicitários:
Frases imperativas
São
frases que possuem a intenção de convencer o consumidor. Ex.: Venha para cá e entenda por que os
paulistanos trabalham muito...
• Slogan
Um
slogan publicitário é mais usado como uma identificação de fácil memorização do
produto ou marca. Você se lembra dessa: Ex.: “Danoninho vale por um bifinho!”.
• Logotipo
Refere-se
à forma particular, como o nome da marca é escrito (tipo de letra, cor, desenho
etc). É aquele que se permite ser reconhecido onde quer que esteja.
Recursos
utilizados nos textos publicitários:
• Linguagem
O
texto publicitário possui maior liberdade de criação e expressão, tanto pela
linguagem verbal quanto aos inúmeros recursos visuais que utiliza. Uma única
palavra pode ter vários sentidos.
• Cores
São usadas para
chamar a atenção do consumidor, destacar e valorizar o produto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário