domingo, 18 de maio de 2014

Gênero Textual: Propaganda

A propaganda é veiculada em outdoors, televisão, rádio, jornal, revista, internet.
Sua principal função ou intenção é vender seus produtos através de mensagens atraentes ou divertidas que buscam convencer para conseguir consumidores. Para isso, ela utiliza dois elementos fundamentais:
A imagem – que deve produzir forte impacto visual;
O texto – que deve ter frases curtas e linguagem convincente.
Você deve: Chamar a atenção do leitor;
Despertar o interesse pelo produto/ serviço;
Convencer o leitor de que o produto/ serviço lhe é necessário;

Induzir o leitor a adquirir o produto ou ser usuário do serviço.
Na propaganda as  mensagens geralmente são curtas, breves, diretas e positivas, com predomínio da forma imperativa do verbo.

      O imperativo indica: ordem, pedido, sugestão.
      O texto publicitário compõe-se também de linguagem não verbal,  as imagens, ilustrações, cores e animações são de grande importância para explorar os desejos de consumo da sociedade moderna.
       Quando veiculados em rádio, televisão, internet,  o som é de suma importância. Os  argumentos para vender são totalmente emocionais e físicos.


Referências:
CEREJA, William Roberto. Interpretação de textos: construindo competências e habilidades de leitura. São Paulo: Atual, 2009.

Adaptado(COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. 2. ed. rev. ampl. - Belo Horizonte: Autêntica, 2009 Que p.171.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário