sábado, 2 de julho de 2016

FAMÍLIA NA ESCOLA

E. E. José Garcia Leal
Turmas da EJA: 1° fase A/ B e 2° fase A

Após assistirmos aos curta metragens de Po Chou Chi, intitulado The Lighthouse e  “Dê valor a seu pai” com o intuito de resgatar temas ligados a família, os alunos produziram poemas e desenhos com o tema em questão, alguns foram escolhidos para integrar o livro "Nossos Poemas".
Essa é somente uma parte do livro que ainda está em revisão.














PROJETO: Conservação, preservação e devolução do livro didático

Projeto desenvolvido pelos alunos do 9° A e B da E. E. Gustavo Rodrigues da Silva. 




sexta-feira, 24 de junho de 2016

PROJETO FAMÍLIA NA ESCOLA

E. E. Gustavo Rodrigues da Silva
Turmas: 9° A/ B

Após assistirmos ao filme "Estão Todos Bem" os alunos produziram desenhos e mensagens que representam o significado da palavra 'família' na concepção deles. 


quinta-feira, 23 de junho de 2016

FIGURAS DE LINGUAGEM

E. E. Gustavo Rodrigues da Silva
Turmas: 9° A/ B

1° aula - Aula expositiva, na qual foi introduzido o tema Figuras de Linguagem  através de slides produzidos pela professora, para tanto foi utilizado o projetor proinfo integrado.

2° aula - Aula na STE - Os alunos foram divididos em trios, cada qual recebeu uma figura de linguagem. Eles produziram slides com o tema em questão com o auxilio do Impress. 






sábado, 28 de maio de 2016

Classe de palavras

JOGO DAS PALAVRAS

E. E. Gustavo Rodrigues da Silva
Turmas: 9° A e B

Montagem do jogo:  Os alunos foram divididos em 4 equipes, os grupos receberam 2 folhas sulfites. Cada folha foi cortada em 3 retângulos iguais, totalizando, ao final, 6 partes. Cada parte da folha foi um cartão de jogo. Houve sorteio para definir quais equipes se enfrentariam. Cada grupo escolheu 6 palavras de diferentes classes morfológicas. Ex: brincar, geladeira, apressado, encantador...

Eles escreveram, na parte superior de cada cartão, uma palavra escolhida, depois escreveram a que classe(s) morfológica(s) a palavra pertencia. Finalmente, os alunos criaram 5 dicas sobre cada uma das palavras. 
Todos os passos foram exemplificados na lousa.



Modo de jogar:
Os cartões deveriam ser colocados sobre a mesa virados para baixo. Em cada rodada, um dos alunos sera o responsável pela leitura dos cartões, foi o chamado coordenador. Ele deveria dizer aos participantes: “A palavra é um adjetivo ou um advérbio”. O primeiro jogador disse, então, um número de 1 a 5. Em seguida, o coordenador leu a dica referente ao número pedido. O jogador poderia tentar adivinhar a palavra. Se acertasse, ganharia 5 pontos, se errasse, passava a vez para o próximo jogador, que pediu uma nova dica.
A pontuação se deu da seguinte forma:
1 dica = 5 pontos
2 dicas = 4 pontos
3 dicas = 3 pontos
4 dicas = 2 pontos
5 dicas = 1 ponto
Caso ninguém acerte = 5 pontos para o coordenador.
Ganha o jogo quem marcar mais pontos.

Ao final as equipes vencedoras ganharam uma caixa de bombons.



quinta-feira, 12 de maio de 2016

Family Tree

E. E. José Garcia Leal
Turma: 6° B

O conteúdo foi passado na lousa e explicado, posteriormente os alunos receberam uma folha para desenhar e preencher sua árvore genealógica.